sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Gerenciando as Redes Sociais da sua empresa


É inegável que as redes sociais são uma ferramenta interessante e viável para a comunicação eficaz entre empresas e consumidores. TwitterOrkutFacebook, blogger e muitas outras fazem parte do boom das redes sociais.
É até confuso e difícil para os internautas de plantão gerenciarem suas redes de relacionamentos, já que a todo o momento chegam “convites” para participar de uma rede nova, solicitações, notificações e novidades. Como ter tempo para interagir com todas elas no dia-a-dia? Fica impossível para a maioria, afinal, somos um só.
Paralelamente, imagine para as empresas. Como participar deste mundo relativamente novo sem se perder em estratégias, sem perder tempo e dinheiro? Como lançar ações que tragam resultados reais e positivos para a marca? Como convertê-las em ganho de imagem e principalmente e diretamente em vendas? Para agir corretamente e errar o mínimo possível nas redes sociais é preciso jogo de cintura e foco. 
Abaixo, temos algumas dicas para você, Gerente de Mídias sociais e demais profissionais do setor. 

Conceitos

Não dá para abraçar todas as redes ao mesmo tempo, pois você certamente perderá o foco e deixará a desejar. Identifique onde seu público-alvo está mais presente e centralize os esforços e investimentos nessa ferramenta. É imprescindível ter atenção ao movimento do público e estar aonde ele estiver.  

Lembre-se que não estamos lidando com uma “rede mundial de computadores”, mas com uma “rede mundial de pessoas”, interligadas através de computadores. São os humanos que agem, espalham informações e compram.

Consumidor


É movido por interesses. A principal pergunta do cliente é: – O que vou ganhar com isso? Identifique e deixe claros os motivos (que devem ser realmente interessantes e viáveis) para que participem da ação, façam indicações, comprem, curtam sua Fan Page etc. Lembre-se que todo consumidor gosta de se sentir beneficiado pela empresa, seja através de uma promoção, um desconto ou um brinde.

A forma de se relacionar e consumir tem as suas peculiaridades inerentes ao meio em que eles estão interligados (real ou virtual). Entretanto, cultura, criação, regionalização, gostos, família, amigos, medos, carências, modismos, referências e sentimentos fazem parte e participam também de vida “virtual”. 
Ou seja, a vida "virtual" e a "real" sempre estarão intimamente ligadas. As atitudes de seus consumidores no ciberespaço revelam como eles se comportam na vida real, como pensam e  quais gostos têm. Jamais pense que esses dois ambientes não tem nada a ver um com o outro.
Busque o paralelo entre as duas “vidas”. Muitos “tímidos” são extremamente ousados por trás dos computadores. Procure saber quais os seus hábitos e personalidades nos dois mundos.
Lembre-se que o consumidor sempre quer ser acolhido, entendido, valorizado e destacado, não importa o “ambiente” onde estiver, o desejo de estar satisfeito com um produto ou serviço sempre estará presente nos consumidores, e deve-se atentar ao máximo para essa necessidade.



Comunicação
Verifique quais assuntos e comunidades que tenham relação com seu produto ou serviço são mais importantes dentro de cada rede social. Foque na comunicação e atente para as tendências. 
Utilize-se dos principais “personagens” de cada rede. Eles são clientes fiéis e podem ser seus garotos e garotas propaganda no mundo virtual (multiplicadores e incentivadores de compras). Não se esqueça que o boca-a-boca sempre teve papel fundamental no sucesso de uma empresa
Não podemos esquecer as lojas físicas (apesar da dificuldade com relação à equipe, são ótimas possibilidades de contato com o público) e a mídia tradicional para divulgar e incentivar os clientes a tornarem-se “amigos” nas redes sociais. Neste quesito vale elaborar e distribuir folhetos em seu ponto comercial divulgando seus perfis virtuais.
Tome cuidado para não saturar o consumidor com mensagens e ações desagradáveis e com posts em excesso no Twitter e Facebook. Envie somente para os que se tornaram “contatos” da empresa e não utilize spam (por e-mail ou via redes). Isso vai prejudicar a credibilidade da sua empresa. Lembre-se: a fidelidade do público pode gerar vendas.
Vendas
Elabore estratégias de sorteios e ações específicas dentro das mídias sociais. Prepare cupons e tickets para incentivar as vendas no e-commerce ou lojas físicas (impressos, SMS etc). Mas crie oportunidades atrativas para seus consumidores. Um exemplo são as promoções “relâmpago”: o medo da perda continua sendo um grande aliado. Elas movimentam os consumidores e aquecem as vendas.
Com estas dicas, as empresas podem potencializar e muito os resultados nas redes sociais. E com essa prática, vai-se criando a identidade da empresa e agrega-se Valor à marca.
lembre-se que dentro do ambiente virtual as tendências se renovam constantemente, e é necessário seguir seu público para não perdê-los de vista.




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