segunda-feira, 23 de julho de 2012

E-commerce de Moda no Brasil: uma tendência



Bolsas, sapatos, acessórios e roupas de Grife: esses são os produtos vendidos pelo e-commerce de moda, uma modalidade de comércio virtual que cresce a cada dia mais no Brasil. Mas, afinal de contas, o que tem esse segmento do comércio eletrônico de tão especial assim?

Em termos de tecnologia, não é tão inovador assim, já que com exceção de alguns recursos de apresentação dos produtos, as lojas virtuais de moda nada diferem de outros sistemas de e-commerce. O grande diferencial do e-commerce de moda  está na abordagem feita para criar um laço de relacionamento e encantamento, principalmente com o público feminino.

Tido antigamente como um segmento difícil, o e-commerce de moda  está ganhando proporções gigantescas no Brasil, a ponto de chamar a atenção de gigantes do segmento como a japonesa Rakuten, uma das dez maiores redes de varejo do mundo. Grandes redes varejistas de moda também já aderiram ao comércio eletrônico de moda como Magazine Luiza , Passarela e Dafiti, que já tem o e-commerce como fonte de receita significativa dentro de suas operações. Como novos negócios ou expansão dos negócios físicos, as lojas virtuais de moda  já são uma tendência no ecommerce brasileiro, e estão caindo cada vez no gosto dos internautas.

E-commerce de moda no Brasil e o público feminino



Ao falar em e-commerce de moda no Brasil o que nos vem à cabeça imediatamente são as lojas virtuais de moda voltadas para o público feminino. O comércio eletrônico de roupas, calçados e acessórios femininos é no segmento de moda, o que mais cresce no país. A brasileira, antes cautelosa em relação à compra de moda online, hoje em dia se sente à vontade para navegar pela Internet com seu cartão em mãos e fazer suas compras em lojas virtuais.

Esse comportamento já chamou a atenção dos novos empreendedores digitais que passaram a ver no e-commerce de moda uma boa oportunidade para iniciarem seus negócios online. Nota-se uma estratégia de marketing quase que inteiramente direcionada para atrair mulheres. O bombardeio de propagandas está em todos os lugares que a mídia dispõe para essas consumidoras-alvo: revistas, blogs e sites, Twitter, Facebook, Youtube e Televisão.

Com tantos anúncios assim a brasileira está migrando cada vez mais para as lojas online.  Na internet ela encontra promoções, descontos, facilidade de pagamento e comodidade, tudo isso a apenas alguns cliques.

Essa ascensão da consumidora brasileira está mudando a cara do mercado no Brasil. Nunca a internet esteve tão acessível como agora. As facilidades de crédito que os bancos oferecem são maiores e a Classe C – antes oprimida – passa a responder por uma elevada fatia de consumo no Brasil.

O diferencial no segmento do e-commerce de moda



Levando-se em conta as singularidades que o e-commerce de moda possui em relação ao e-commerce normal é necessário dar uma abordagem feminina ao projeto.

Um exemplo clássico dessa diferença é a página de detalhes do produto. Nas lojas virtuais voltadas para o público feminino, essa parte da loja virtual costuma apresentar recursos de visualização de detalhes do produto, como zoom e rotação 360 graus bastante sofisticados. Um belo caso de tecnologia aplicada a provadores virtuais no Brasil é o das Lojas Riachuelo que proporciona uma experiência bem realista de prova do look através da webcam do usuário em seu Provador Virtual. Um caso de realidade aumentada aplicado ao mundo da moda no e-commerce.

Outra estratégia que cativa as consumidoras são as dicas de Looks e Moda dentro dos sites de compra, orientando as internautas e, indiretamente, promovendo o produto. E essas dicas podem ser divulgadas em tempo real pelas redes sociais, que, sem sombra de dúvida devem acompanhar a estratégia de diferenciação da marca para o alcance do sucesso.

(Fonte: http://www.cursodeecommerce.com.br/blog/ecommerce-de-moda/)


Dúvidas? Visite nosso site e preencha nosso formulário, clique aqui
Para conhecer nossos serviços, clique aqui
Comente este artigo, sua opinião é importante!


Saulo Bueno - Manager GedWork 
GedWork – Serviços administrativos
Rua Amor Perfeito, 492, Jd Colibri, Cotia – SP - CEP: 06713-290
e-mail: atendimento@gedwork.net
www.gedwork.net
cel:  (11) 98455-2564                              

Curta nossa Fan Page: GedWork  /  Siga-nos no Twitter: @gedwork

Nenhum comentário: