quinta-feira, 12 de julho de 2012

Social Commerce – A reinvenção do e-commerce



De maneira objetiva, Social Commerce é o comércio eletrônico (e-commerce)  envolvendo o relacionamento entre pessoas e empresas. Em se tratando de comércio, isso sempre ocorreu de maneira natural, porém, quando expandimos essa realidade para os relacionamentos no universo digital, descobrimos um mundo novo e muito estimulante para negociarmos, principalmente se lembrarmos que hoje há, no mundo, aproximadamente um bilhão de pessoas nas redes sociais.

Como exemplo, temos o poderoso Facebook, criado em 2006, que ultrapassou o Google  em tráfego semanal nos EUA. Se ele fosse um país seria o terceiro mais populoso do mundo. Além disso, a maioria do público nas redes sociais são mulheres, que coincidentemente são também a maioria do público consumidor. Até mesmo um novo termo já está sendo criado: o F-Commerce, ou comércio via Facebook, que, por exemplo, já é explorado por companhias como Victoria’s Secret e Delta Airlines. Nada mais é do que a criação de lojas virtuais no Facebook.

Como se sabe, as redes sociais  (Twitter, Facebook, Orkut etc.) ampliaram a gama de  possibilidades de troca de informações e influências, pois nelas as pessoas declaram seus interesses e dentre eles estão empresas, marcas e produtos desejados. Esses internautas interagem, por exemplo, buscando esclarecer suas dúvidas, pedindo a opinião de pessoas conhecidas sobre determinado produto/serviço, pesquisando a reputação das empresas onde pretendem comprar e assim por diante.

Para se ter uma idéia, 78% das pessoas confia nas opiniões postadas na web, enquanto apenas 14% confia em anúncios publicitários.

Esse processo de boca-a-boca virtual cada vez mais precede as compras realizadas pela web, e há diversos benefícios que os internautas descobriram nessa interação propiciada pelo Social Commerce: economia de tempo, troca de experiências, redução do risco de uma compra inadequada, soluções baseadas em interesses comuns, aumento do poder de barganha, além, obviamente, de um relacionamento mais próximo com as marcas dos fabricantes.

Social Commerce na prática

As pessoas estão cada vez mais ocupadas e envolvidas na rotina pessoal, e vêm aderindo aos serviços mais práticos como meio de desafogarem suas tarefas e obterem conforto e comodidade. O perfil do consumidor atual é outro: mais exigente, analista e menos preso às marcas.

Ávido por economizar seu tempo, o cliente virtual compara o produto que quer adquirir justamente nas redes sociais e fóruns de discussão.  Na web, com apenas alguns clicks o internauta descobre a opinião de amigos sobre determinado produto, suas funcionalidades, pontos fortes e fracos.

Com um poder maior de informação nas redes sociais é possível comparar, inclusive, preços e promoções entre marcas distintas e decidir qual produto e empresa melhor se adequarão às suas necessidades.


Redes sociais como forma de relacionamento com clientes

Em contrapartida, muitas empresas já descobriram que esse também é um caminho para que elas interajam com seus consumidores, pois podem aumentar seu conhecimento sobre eles, criar vínculo, posicionar-se através de comunicação direta e monitorar os resultados dos impactos de suas ações.
Estão reconhecendo que as redes sociais tornaram-se uma plataforma de interação para acompanhar e até mesmo antecipar tendências sobre interesses de consumo.

Porém isso ainda é utilizado de forma incipiente, pois é um trabalho desgastante e muito diferente da mídia tradicional. Exige o conhecimento do outro e dedicação. Trata-se de branding e práticas assertivas de Gestão de Marketing de relacionamento.

Gerenciar uma Marca parece uma tarefa nada fácil, e de fato não é. Mas é preciso que sua empresa acompanhe as tendências e renove seu know-how, ou estará fadada a se tornar absoleta. 
Lembre-se: é necessário estar onde os clientes estão. Não tenha receio das mídias sociais ou do e-commerce. Essa onda não é passageira, é uma tendência que veio para ficar. Na internet, seu público se torna milhões de pessoas e as possibilidades de sucesso com certeza serão otimizadas.



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