quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entrevista com Deborah Asencio, Digital Planner da Francal



De um lado, uma das maiores Feiras anuais de negócios do mundo. Mais de 1000 expositores e mais de 59 mil profissionais do setor. Estamos falando da Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios – há 45 anos no mercado e pertencente ao Grupo Francal Feiras, que também “não resistiu” e está presente nas Mídias Sociais, deixando claro ao público sua estratégia de Marketing Digital  e seu posicionamento assertivo no relacionamento com os profissionais do setor calçadista do Brasil.

De outro, a Digital Planner da Francal, Déborah Asencio, a profissional que define o Planejamento e as Estratégias de toda a comunicação Digital da Feira. 

E nós conferimos essa estratégia de perto! Confira, em primeira mão, a entrevista com quem entende do assunto e veja as dicas que a Déborah deu para as estratégias de Marketing Digital nas Mídias Sociais:

Blog GedWork - Quando a Francal – Feira Internacional de Calçados e Acessórios- decidiu entrar no universo das mídias sociais e o que motivou a Feira a entrar nesse ambiente?

Deborah Asencio Não dá mais para não considerar o fenômeno das mídias sociais no planejamento estratégico digital de uma marca ou de uma empresa. Os números mostram isso. Pesquisas revelam o quanto o brasileiro é apaixonado pelas Redes Sociais. Já somos o 2º país que mais acessa Facebook e Twitter, só perdendo para os Estados Unidos. Além disso, o mobile cresce avassaladoramente, fechando o 1º semestre de 2012 com cerca de 260 milhões de celulares ativos. Os números mostram uma tendência ao crescimento com a inclusão digital da classe C e com o aumento de renda das gerações X e Y.
Mais do que os números, o comportamento das pessoas revela: o consumidor mudou. Seu comportamento de compra, sua forma de relacionamento, sua percepção das marcas e das empresas determinaram o surgimento do novo consumidor: o “prosumer”, como costumamos chamar o consumidor digital, o consumidor 2.0. 
A relação antes era das marcas para os consumidores. Esta relação mudou. Houve uma mudança no vetor de marketing. Agora é dos consumidores para as marcas. O consumidor hoje é consumidor e é também mídia ao mesmo tempo. Hoje o boca a boca é digital. E as redes sociais só vieram amplificar este boca a boca.
Além da Feira Francal, há 45 anos no mercado, todas as outras feiras do Grupo Francal Feiras estão nas redes sociais: Expomusic, NaturalTech, Bio Brazil Fair, PneuShow, Expobor, Expo Parques Festas, Natalshow, Abrin, Office PaperBrasil Escolar, Lighting Week BR, Expolazer  e até o Francal Cidadania e o Prêmio Francal Top de Estilismo.


Blog GedWork - Qual estratégia a Francal utilizou para se alavancar nas mídias sociais?

Deborah Asencio Seeding, no primeiro momento para criar a comunidade propriamente dita. Algumas Feiras como a Francal e a Expomusic têm um público mais digital, mais conectado e respondem mais rápida e energeticamente. Outros públicos ainda não estão no digital e começam agora a acordar para esta necessidade. Assim algumas comunidades respondem mais. É natural.
O objetivo é atuar ativamente no Marketing Digital, fazer a integração 360˚ da Comunicação,  fazer negócios, prestar serviços, fortalecer o branding Francal Feiras e de suas feiras individualmente.


Blog GedWork - É notório o sucesso das redes sociais da Francal entre os profissionais do universo calçadista. Quais os principais benefícios que a Feira acredita ter conquistado com seus perfis sociais? As expectativas que a Feira tinha foram alcançadas ao ingressar na web 2.0?

Deborah AsencioTer uma relação mais direta e verdadeira com o mercado, com os “fãs”. “Sondar” desejos e necessidades. Priorizar o relacionamento sempre para nortear nossas estratégias. Mapear seguidores e assim saber melhor o que eles estão pensando e como eles estão vendo. Pesquisa digital, com respostas mais transparentes, imediatas e sem custo.
Trabalhar o branding, a imagem, o conceito de marca e a sedimentação das marcas de cada Feira da Francal.


Blog GedWork - É importante que as empresas migrem para as mídias sociais hoje em dia para alavancarem sua imagem e construírem seu público?
 Isso tem sido uma tendência crescente entre as empresas, mas muitas, erroneamente só enxergam nessas redes a possibilidade de ganhar dinheiro. 
A presença nas mídias sociais agrega valor intangível às empresas (Branding), desde que se construa uma relação benéfica com o público?

Deborah Asencio - Costumo dizer que rede social não é tecnologia: é gente querendo se relacionar. Se você não gosta de gente não tem de entrar nas redes sociais. Se você não tem uma equipe que possa dialogar com total segurança, se a empresa não está madura o suficiente para se relacionar como gente grande, não entre nas redes sociais.
O ganho em construção e solidificação de marca nas redes sociais é enorme. Assim como o contrário também: o estrago pode ser astronômico. 
É preciso maturidade de relacionamento e total transparência para trocar com o consumidor. Mesmo porque o novo consumidor já adquiriu esta maturidade para interagir com as marcas. 
Cabe às marcas também amadurecerem. Esta é uma via de duas mãos. Antes do digital não era assim: era das marcas para os consumidores, que aceitavam passivos tudo o que as marcas diziam por meio da propaganda. A bola da vez é o consumidor. Não vendemos mais. Este conceito também mudou. Hoje ajudamos o consumidor a comprar.


Blog GedWork - Quais cuidados são imprescindíveis ter ao administrar as redes sociais de uma empresa como canal de relacionamento com o cliente?

Deborah Asencio - Evitar a arrogância e a prepotência típicas das marcas: “a marca é minha eu sei mais do que qualquer um”.
Se a empresa ou marca quer se relacionar tem de se despir deste sentimento. Porque se relacionar é ver o outro, entender o outro, saber de suas necessidades, trocar. Se a empresa acha que sabe tudo, ela não precisa estar nas redes sociais.
Crises são certas, elas vão pintar. Mas quando aparecerem o ideal é lidar com sinceridade e maturidade e não tentar mascarar nada. O consumidor percebe quando está sendo manipulado. Tratar com leveza e saber administrar a crise é o segredo.
Espontaneidade e otimismo de forma séria, visando o crescimento e o compartilhamento real da informação. Hoje informação é commodity. O que fazer com ela é o grande diferencial.


Blog GedWork - Para as empresas que estudam ingressar nessas mídias, quais dicas você daria?

Deborah Asencio

• Transparência sempre. Redes sociais são, antes de tudo, pessoas conectadas com um objetivo comum. Pessoas que buscam relacionamento nas redes sociais. Se você não quer se relacionar, não entre nas redes sociais.
• Monitorar, monitorar, monitorar. Costumamos brincar que este é o mantra. Monitorar sempre. Como dizia o poeta: "Para sempre e mais um dia". 
• Ficar atendo aos insights que os seguidores nos dão. Eles sempre sinalizam. Cabe a você estar atento, ter sensibilidade e agir dentro de sua estratégia.
• Fellini costumava dizer: quando for filmar, deixe sempre a porta do set aberta.Ter uma estratégia em mente, colocá-la em execução, mas sempre deixar a “porta do set aberta”, pois o relacionamento com os seguidores revela possibilidades que muitas vezes escapam aos nossos olhos. Eles sempre nos surpreendem. Vale a pena estarmos antenados para percebermos o que eles nos dizem nas entrelinhas digitais.


Descreva um pouco do seu trabalho como Digital Planner da Francal e os principais desafios a serem enfrentados nesse ramo. 

Deborah Asencio - Grande parte de minha vida profissional foi dirigida ao trabalho de criação propriamente dito. Trabalhar em criação implica planejamento estratégico em mente, o tempo todo, aliado à soluções criativas. Depois fui trabalhar no marketing “convencional”, se é que ainda podemos dizer isso, já que hoje não existe mais esta separação. Hoje é o marketing 360˚, o marketing global que trabalhamos em nossas estratégias.
Antever soluções e caminhos do mercado. Perceber o consumidor antes de todo mundo. O que é o planejamento digital? É muita intuição, criatividade e transpiração para colocar tudo isso em prática. 
Como o mestre do planejamento Júlio Ribeiro diz em seu livro: “É preciso olhar o planejamento com sensibilidade para achar os problemas e as soluções dos clientes. Intuição é a parte mágica do planejamento e essa mágica pode estar em qualquer lugar.”
Buscar esta magia sempre. É isso o que encanta no trabalho estratégico de planejamento. Eu disse mágica! E não truque...Uma sutileza, uma questão semântica, você diria, mas que faz toda a diferença.


Créditos e Agradecimentos: Deborah Asencio - Digital Planner Francal Feiras / Grupo Francal Feiras 



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