quarta-feira, 21 de março de 2012

O case de sucesso da Tecnisa e os 5 perfis de consumidores digitais

Cases de sucesso têm sido verdadeiros exemplos de como algumas estratégias empregadas pelas empresas podem dar certo e fazem valer a pena o esforço dispendido na prática.  



Roberto Aloureiro, ex-gerente de redes sociais da construtora Tecnisa, um dos maiores cases de sucesso de presença digital no Brasil.

Abaixo ele responde algumas perguntas sobre como uma empresa que não é de TI conseguiu virar uma das referências nas redes sociais, inovando seus conceitos e entrando no abrangente mundo do Digital da web 2.0. Roberto Também passa dicas para as empresas que querem ter maior presença online. Confira: 

1- O uso de redes sociais é restrito para empresas de tecnologia, ou qualquer tipo de empresa pode obter bons resultados?
Qualquer tipo de empresa pode ter bons resultados. É claro que para certos produtos as redes sociais são mais fáceis de serem trabalhadas, mas veja nosso caso, somos uma construtora, que vende imóveis com ticket médio de 350 mil reais e somos referência. Ou seja, uma boa estratégia é o que é mais essencial para se obter bons resultados.

2- Como foi o começo da estratégia da Tecnisa em redes sociais?
Na verdade a pergunta deveria ser como as redes sociais entraram na estratégia da Tecnisa, pois temos uma estratégia de presença e venda on-line desde 2001.  Em 2006, criamos nosso blog corporativo e consideramos essa data como nosso marco zero nas redes sociais. De lá pra cá a coisa foi acontecendo orgânicamente e de forma bem natural, criando um canal de cada vez, conforme a necessidade, até que finalmente em 2008 a grande demanda exigiu a criação do cargo de gerente de redes sociais e de uma estratégia mais direcionada e bem definida nesse segmento.
3-Quais foram os principais resultados obtidos com a presença digital da Tecnisa?
Para nós, os principais resultados são as vendas online,  que representam 30% do total de vendas da empresa. Além disso ganhamos grande reconhecimento de marca e somos referencia de atuação on-line não só em nosso segmento mas no mercado de forma geral.
4- Quais as dicas para os empreendedores que querem expandir sua presença em redes sociais?
A principal dica é olhar para dentro da empresa e saber se ela realmente pode se expor dentro das redes sociais.A empresa deve se perguntar:

-  Temos foco no cliente?
-  Vamos resolver o problema do nosso cliente?
-  Vamos interagir?
-  Como vamos reagir às críticas que muitas vezes são duras e pesadas?
-  Vamos conseguir gerar conteúdo relevante?








Essas questões são de extrema importância para que sua empresa entre no mundo digital e complexo das redes sociais. Uma vez aderida, essa prática de troca de informações com seus clientes deve ser constante, não fazendo como algumas empresas que, simplesmente esquecem seus profiles e deixam seus clientes virtuais à mercê.

A seguir, apresentamos um estudo elaborado por uma agência que traça as características dos consumidores no ambiente digital. A pesquisa, batizada de Perfis Digigráficos, foi baseada em questionamentos sobre o quanto e como as pessoas usam recursos tecnológicos nos seu dia a dia e sua influência na construção de suas identidades. Com bases nestes critérios, foram definidos seis perfis de consumidores, os quais apresentamos a seguir:

- Os chamados “imersos” têm sua identidade moldada a partir da tecnologia, usando essas ferramentas para definirem seus interesses e estabelecerem elos de ligação com o mundo;
- Os “ferramentados” utilizam os aparatos tecnológicos para ganhar tempo ao realizarem suas tarefas, mas não idolatram a tecnologia. Não se consideram dependentes da tecnologia;
- Os “fascinados” usam a mesma para parecerem modernos e antenados. Para estes consumidores, computadores e aplicativos são elementos importantes para provar aos outros que estão de olho nos movimentos do mundo digital e acompanham as constantes evoluções tecnológicas;



- Já para os “emparelhados”, a tecnologia tem um aspecto fundamental para colocar em prática seus projetos pessoais. Estas pessoas acreditam que, sem ela, a vida seria extremamente complicada, pois trata-se de um agente potencializador de suas próprias capacidades humanas;
e por fim...
Os chamados “evoluídos” são as crianças e adolescente que desconhecem o mundo pré-digital e absorvem as mudanças tecnológicas com mais facilidade. Eles já nasceram em meio à tecnologia e não concebem uma visão de mundo sem ela. Também são conhecidos como a "Geração Y ou a mais atual, Z".


Assim, tomando conhecimento destes perfis, as empresas devem monitorar constantemente o ambiente digital, fortalecendo o relacionamento com seus consumidores virtuais e agregando valor à marca por meio de ações de Marketing Digital. 







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