sexta-feira, 9 de março de 2012

10 regras de Marketing nas mídias sociais


A influência da Internet no dia-a-dia das pessoas é cada vez maior. A web 2.0, como é chamada atualmente, dita tendências e preferências para o público, especialmente o jovem. Inseridos numa gama cada vez maior de informações, os jovens internautas assumiram o controle das populares redes sociais. Esse fato vem despertando cada vez mais uma nova consciência de Marketing nas empresas brasileiras.
O marketing nas mídias sociais fica cada vez mais evidente nas atividades dos internautas. Para as empresas é uma mudança de rumo e para os profissionais do marketing digital, um novo enfoque para campanhas que podem ser altamente lucrativas.


Apresentamos abaixo dez leis do marketing para mídias sociais, sugeridas pela presidente da Creative KeySplash Inc, Susan Gunelius.

1. A Lei do Foco

Especializar-se é muito melhor do que ser “pau para toda a obra". Uma mídia social altamente focada e uma estratégia de marketing de conteúdo destinam-se a construir uma marca forte. Elas terão mais chance de sucesso do que uma estratégia global que tenta ser tudo para todas as pessoas e sem perceber perde o foco com o público.



2. A Lei de Escutar

O sucesso na social media e marketing de conteúdo depende muito mais do ouvir do que do falar. Leia o conteúdo divulgado pelo seu público alvo e participe de discussões para saber o que é importante para eles. Uma pesquisa de focus group virtual pode ser bem-vinda. Só então você poderá criar conteúdos e conversas que agreguem valor aos seus clientes e prospects.

3. A Lei da Qualidade

A qualidade triunfa sobre a quantidade. É melhor ter mil contatos on-line que leem, compartilham e falam sobre o seu conteúdo que 10 mil conexões que desaparecem depois de se conectar com você apenas uma vez.

4. A Lei da Paciência
Resultados em mídias sociais e marketing de conteúdo não acontecem da noite para o dia. Embora seja possível fazer ações relâmpago, é muito mais provável que você precise comprometer-se a longo prazo para alcançar resultados. É preciso ter paciência dentro das mídias sociais, e assim ir construindo uma relação dinâmica de interação com seu público-alvo, otimizando as experiências e as trocas de informações.

5. A Lei da Composição

Se você publicar conteúdo de qualidade e trabalhar para construir a sua audiência online, seus seguidores irão compartilhar seu conteúdo com seus amigos no Twitter, Facebook, LinkedIn, seus próprios blogs e muito mais.
Este compartilhamento e discussão sobre seu conteúdo abrem novos pontos de entrada para os motores de busca. Assim, seu conteúdo estará acessível a um número cada vez maior de pessoas.

6. A Lei do Valor

Se você gastar todo seu tempo nas mídias sociais falando sobre seus produtos e serviços, as pessoas vão parar de ouvir e interagir com sua empresa. É preciso adicionar valor à conversa. Concentre-se menos em conversões e muito mais na criação de conteúdo surpreendente, aumentando a experiência de seus internautas e desenvolvendo relacionamentos com pessoas influentes. Contratar uma empresa focada em Administração e manutenção de redes sociais e marketing digital é uma boa pedida, já que elas contam com profissionais adequados que compreendem o ambiente das redes sociais e detém as ferramentas necessárias para otimizar a imagem de sua empresa.

7. A Lei da Influência

Dedique tempo para os influenciadores online em seu mercado, que têm um público de qualidade e podem estar interessados em seus produtos, serviços e negócios. Faça contato com as pessoas e trabalhe para construir relacionamentos com eles.
Estes contatos podem compartilhar seu conteúdo com seus próprios seguidores, o que poderia colocar você e sua empresa na frente de um público novo enorme. Lembre-se: para isso a informação deve ser útil.

8. A Lei de Reconhecimento

Você não iria ignorar alguém que o aborda pessoalmente, por isso, você não deve ignorá-los online. Construção de relacionamentos é uma das peças mais importantes do sucesso em mídias sociais. Sempre reconheça e converse com cada pessoa que chega a sua empresa.

9. A Lei da Reciprocidade

Você não pode esperar que os outros compartilhem o seu conteúdo e falem sobre sua empresa se você não fizer o mesmo por eles. Assim, uma parte do tempo que você gasta em mídias sociais deve ser focado em compartilhar e falar sobre o conteúdo publicado por outros internautas.

10. A Lei de Acessibilidade

Não publique o seu conteúdo e depois desapareça. Esteja disponível ao público. Isso significa que você precisa publicar conteúdo de forma consistente e participar de conversas ativamente. Se você não estiver disponível seu público não hesitará em abandoná-lo. É preciso estar conectado às redes sociais diariamente.



Assim, o desenvolvimento de uma boa relação com o público-alvo nas mídias sociais só tem a contribuir para com a sua empresa, aumentando a popularidade virtual do seu negócio e trazendo feedbacks positivos.

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