segunda-feira, 16 de maio de 2011

“O uso das redes sociais e sua vantagem competitiva para as organizações”

Atualmente o ambiente tecnológico da informática tem propiciado grandes vantagens às empresas em geral. A internet e seus mais variados e inovadores meios de comunicação vem se tornando uma ferramenta de mercado para as organizações que buscam o sucesso e a satisfação dos seus clientes. A exemplo disso, em um nível elevado de crescimento, podemos destacar as redes sociais e suas contribuições para as empresas do século 21, como é o caso da Dell, que obteve receita de US$ 6,5 milhões por meio do uso do Twitter em 2009.

Mas esses benefícios não estão restritos apenas às grandes empresas. Uma pesquisa realizada para a revista Business Week mostrou que os empreendimentos que investem no uso de mídias sociais têm receitas finais mais recheadas. Em média, essas empresas cresceram 18% ao ano, enquanto as outras que pouco investiram tiveram queda de 6%, em média, nas receitas do mesmo período. Além disso, o uso das redes sociais é uma ótima ferramenta para as micro e pequenas empresas, pois permite a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e fornecedores e redução de custos, sem falar no uso possível para campanhas de marketing.
Falando do setor de alimentos, algumas redes de supermercados e padarias que aderiram ao twitter conseguiram estreitar as relações com seus clientes e utilizar o micro blog para anunciar, por exemplo, a fornada de pãezinhos quentes que vai sair ou aquele produto feito no dia para agradar seus consumidores.


“O dinamismo da internet propicia aos consumidores um cenário favorável. Amigos podem facilmente indicar que gostaram ou não de determinado produto, gerando uma divulgação direcionada. É a substituição do boca-a-boca pelo clique-a-clique.” ( site padariamoderna.com.br )
Assim, essa divulgação entre as empresas que utilizam a internet pode aproximar o varejo do seu público-alvo e trazer fidelidade e satisfação por parte dos clientes.
Em um universo cada vez mais competitivo as pequenas, médias ou grandes empresas precisam ter um sistema objetivo e dinâmico de relacionamento com seus clientes e buscar sempre a inovação de seus processos. Tudo isso, sem dúvida, gera mais receita às organizações, menos complexidade nos processos e mais vantagens competitivas frente à concorrência.
                                                             




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