quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cinco estratégias de marketing para social commerce

Em tempos de mídias sociais, é cada vez maior o número de empresas que buscam a alternativa do social commerce como ferramenta de divulgação de seus produtos e serviços, além de ser um canal de interação real com o público. Vejamos, portanto, algumas estratégias de marketing para o social commerce, adaptadas de um artigo exclusivo do blog do e-commerce.



Estratégia 1 – Entenda Por que as pessoas usam as mídias sociais

As principais razões que estimulam as pessoas a usarem as redes sociais são para passar o tempo e se divertir. Por esta razão, as empresas devem concentrar a maior parte de seus esforços na utilização do entretenimento para construir sua carteira de clientes e fidelizá-los. Vale também aproveitar os usuários que usam as mídias sociais para se comunicar ou se expressar e construir uma comunidade online para manter conversa e promover o engajamento cliente x marca.

Estratégia 2 – Construir relacionamentos com influenciadores

São essas pessoas com  quem você deve concentrar a maioria de seus esforços para construir relacionamentos.  Também não há razão para limitar o diálogo e debates nas mídias sociais. Influenciadores são internautas com presença constante na web (donos de blogs, criadores de fan pages e twitteiros) e possuem muitos endereços de e-mail listados em seus blogs para que você possa contatá-los diretamente, e uma vez que você construiu relacionamentos com eles, receber atenção nas redes sociais é relativamente fácil.

Estratégia 3 – Compartilhe e seja compartilhado



A probabilidade de que alguns internautas compartilhem as páginas de produtos do seu e-commerce é relativamente baixa. Eles são muito mais propensos a compartilhar posts divertidos e interessantes, vídeos e imagens virais. Partindo deste ponto, tenha sempre como premissa de que as mídias sociais não devem ser pensadas como um canal de vendas para obtenção plena de lucro. É preciso ter os pés no chão, ir com calma e investir muito mais em um “primeiro contato” como forma de reter o público-alvo.

Mas então, o que pode ser compartilhado em minhas redes sociais?

Informação nova é sempre interessante, surpreendente e original, principalmente se estiver atrelada à tecnologia, comportamento e principais tendências;
Qualquer coisa que faça as pessoas rirem (use o bom senso!);
Belas imagens (imagens que reflitam motivação e inspiração);
- Mensagens que reforcem uma visão de mundo (às vezes isso significa o seu posicionamento enquanto empresa, portanto, pondere nas palavras e lembre-se que tudo o que você disser “pode ser usado contra você”!);
- Conteúdo objetivo e sem excessos (nada de textos longos, excesso de informações e imagens).

Estratégia 4 – Vá onde o público está

A primeira pergunta que os profissionais de marketing on-line devem fazer é onde está sua comunidade, seu público-alvo. Não importa qual o seu negócio/setor, sempre há um lugar on-line onde uma conversa está acontecendo sobre esse assunto. Seu primeiro trabalho é encontrar essa comunidade, seguir esse foco e monitorar os assuntos relevantes ao seu negócio e à sua empresa.
Pode ser um grupo de discussão no Facebook, no Twitter ou nos blogs; o importante é que você esteja nos bastidores de todos os “burburinhos”, seguindo as Hashtags que trazem os assuntos do momento e mantendo-se antenado nessa movimentação virtual.  

Estratégia 5 – Transforme seu perfil em um caso de sucesso

Os internautas não usam as redes sociais para interagir com sua empresa, eles buscam essas redes para interagir com seus amigos. Dessa forma, não basta somente ter um perfil no Facebook ou Twitter e fazer propagandas nessas redes, você precisa postar conteúdo interessante.
Atente-se para o fato de que as pessoas compartilham entre si aquilo que gostam, que “curtem”, e nessa onda de compartilhamentos seu post pode se tornar um viral. É nesse ponto que sua marca deve trabalhar, criando postagens interessantes e gerando engajamento dentro das mídias sociais.
Só assim aquele seu post será curtido por um internauta, que compartilhará para um amigo, que compartilhará para outros usuários da rede e assim sua página poderá despertar interesse.

Pense nessas estratégias. Estar nas redes sociais requer muita análise e dedicação. É como a receita de um bolo, onde cada ingrediente deve ser acrescentado na medida e no momento oportuno. Lembre-se que o marketing digital é multicanal, e as possibilidades de sucesso são inúmeras. Cabe a sua empresa optar ou não pelas estratégias corretas.


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