Nunca tem se falado tanto de redes sociais como atualmente no Brasil. Cada vez mais populares entre os brasileiros, redes como o Facebook e Twitter, por exemplo, vêm adquirindo cada vez mais adeptos.
É só buscar por uma pessoa conhecida no Google e as chances de encontrar seu perfil no Facebook ou Twitter são bem significativas. Isso também vale para as pessoas na rua (preponderantemente adolescentes), onde é possível observá-las conectadas com seus smartphones às redes sociais.
Mudanças culturais como estas têm sido impulsionadas pela crescente e constante inovação tecnológica que estamos passando de tempos em tempos, especialmente depois da difusão da web 2.0., que surgiu em 2004, gerando um novo conceito à World Wide Web.
Com isso, a ascensão das redes sociais parece não ter fim, e muitas empresas vêm se aproveitando da oportunidade para entrar nesse meio e praticar o chamado “marketing digital”, ou “social-commerce”.
Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela ComScore, o Facebook se consagrou em 2011 como a rede social mais visitada na internet brasileira, com cerca de 36 milhões de visitantes, contra 34,4 milhões do Orkut. Isso representa uma alta de 298%, deixando o Brasil na posição de líder em crescimento no Facebook.
Diante destas informações surge uma questão: o que sua empresa está fazendo para conquistar mais consumidores, levando em consideração o sucesso das redes sociais entre o público jovem?
Muitas organizações já entraram de cabeça nas mídias sociais e estão alcançando cada vez mais clientes. Pelas redes é possível fazer promoções de produtos e serviços, sorteios, atendimento ao cliente, exposição de produtos e propagandas, usando imagens e vídeos (conteúdo multimídia).
Investir em um perfil do Facebook ou Twitter é inovar a imagem da sua empresa, é estar em contato com milhões de jovens da chamada “geração Y”, dispostos a consumir mais e a pesquisar pelas redes sociais antes de comprar.
E como toda organização deve renovar suas estratégias de marketing, é preciso inovar e seguir o macro ambiente, a fim de que a empresa não fique estagnada com padrões antigos de atuação junto ao mercado.
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