terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Os erros das empresas no Facebook


Depois que descobriram o Facebook, as empresas têm elaborado ações diversas para conquistar fãs e seguidores. Promoções, ingressos para shows e oferta de produtos gratuitos entram no pacote - tudo para fazer o consumidor se associar à marca. Mas será esta a melhor maneira de conquistar clientes? “Muitas empresas oferecem prêmios para ganhar fãs e depois os perdem. É preciso ganhar fãs verdadeiros, que se engajem com a sua empresa”, diz Dennis Yu, CEO da BlitzLocal, agência de marketing norte-americana.

Especialista em marketing para Facebook e conselheiro da Comissão de Comércio Federal (Federal Trade Commission) sobre privacidade nas redes sociais, Yu afirma que muitos fãs nem sempre é sinal de sucesso, pois a grande quantidade pode limitar o entrosamento, aspecto mais importante da rede social. “Se as empresas souberem como interagir com a audiência, elas terão oportunidade de conquistar milhões de consumidores potenciais”.

Quando comparadas às norte-americanas, as empresas brasileiras ainda estão caminhando a passos lentos em relação ao número de fãs, entrosamento, tráfego e receita, segundo o especialista. A solução para reverter esse quadro não é única para todas as companhias. Depende da empresa, do tipo de fã e dos objetivos.

Na falta de uma fórmula pronta de sucesso, saber o que não fazer já é um caminho. Por isso pedimos ao especialista que elencasse os principais erros cometidos pelas corporações na rede social mais famosa do mundo. Confira:

1) Não permitir que fãs postem na sua página: Se sua empresa quer entrosamento, precisa saber o que os clientes têm a dizer.

2) Não criar uma aba customizada: É possível criar e mudar completamente a aba lateral da fan page. Isso é interessante para as empresas, pois dá à página uma identidade única e mais compatível com a marca, de forma personalizada.

3) Não colocar a página do Facebook no seu site: E o contrário também. O seu site e a rede social precisam estar sempre conectados, de forma integrada.

4) Não reservar o melhor nome para o seu perfil do Facebook: Seja curto e objetivo para que o usuário lembre com mais facilidade dele.

5) Achar que os anúncios do Facebook são iguais aos de buscadores como o Google: O universo da rede social é a conexão entre amigos e interesses em comum, não o de pessoas que procuram por palavras-chaves porque estão interessadas em comprar algo. 

6) Não responder comentários de forma adequada: Na rede social, é preciso ter a mesma seriedade que você teria se fosse responder a um e-mail ou atender a uma ligação no call center. Contudo, é preciso se adaptar aos diversos tipos de público e manter uma interação apropriada para cada um, como por exemplo, os jovens.






Dúvidas? Visite nosso site e preencha nosso formulário, clique aqui
Para conhecer nossos serviços, clique aqui
Comente este artigo, sua opinião é importante!



Saulo Bueno - Manager GedWork 
GedWork – Serviços administrativos
Rua Amor Perfeito, 492, Jd Colibri, Cotia – SP - CEP: 06713-290
e-mail: atendimento@gedwork.net
www.gedwork.net
cel:  (11) 98455-2564                              

Curta nossa Fan Page: GedWork  /  Siga-nos no Twitter: @gedwork

Nenhum comentário: