terça-feira, 30 de agosto de 2011

“Os objetivos das empresas brasileiras na gestão de redes sociais”

Cada vez mais as empresas estão buscando se infiltrar no marketing digital e estreitar as relações com seus consumidores pela ascendente web 2.0.

Com essa ação a ferramenta principal de gestão tem sido as redes sociais, ambientes propícios para a prática de marketing digital e fortalecimento do relacionamento empresa x cliente, uma vez que milhões de pessoas aderiram a esses canais de relacionamento e comentam de tudo em seus perfis virtuais.

Sendo assim, já é comum encontrar diversas empresas com seu perfil virtual espalhadas pela web em constante interação com seus clientes.

Porém algumas organizações ainda alegam encontrar empecilhos para ingressar no Marketing Digital e ficam estagnadas na dúvida sobre como proceder diante deles.

Uma pesquisa recente com 156 empresas brasileiras apresentada pela Orbium, empresa especializada em desenvolvimento e comercialização de softwares, revela a disposição das empresas em investir na gestão de seus produtos e marcas através das redes sociais. A pesquisa abrangeu os mais diversos segmentos do mercado, oferecendo um resultado pulverizado e concreto.

Das empresas entrevistadas pela Orbium, 70,4% disseram que têm a intenção de investir em ações nas redes sociais imeditamente, ao passo de que 22,5% têm a intenção de apostar nesse nicho, mas a longo prazo. Apenas 7,1% das empresas consultadas não pretendem se inserir nas mídias sociais.

Ao serem questionadas sobre o monitoramento de suas marcas nas redes sociais, 52,1% consideram muito importante monitorar sua imagem na internet, 43,7% classificam como importante e apenas 4,2% julgam ser irrelevante esse monitoramento.

A seguir, 47,9% das empresas disseram que realizam ou já realizaram campanhas nas redes sociais e 42,3% declararam que nunca fizeram, mas possuem interesse. Novamente uma minoria, 9,8%, responderam que não promoveram ações dessa natureza e que não têm interesse em fazê-lo.

Sobre a possibilidade das redes sociais gerarem insights para as empresas, 53,5% acreditam que elas podem contribuir com o negócio.

Os dados a seguir mostram os benefícios que as redes sociais geram, segundo respostas das empresas pesquisadas:



  • Detectar e resolver problemas de consumidores – 73,2%
  • Analisar como a marca é percebida – 71,8%
  • Acompanhar ações da concorrência (benchmarking) – 54,9%
  • Analisar a repercussão das publicações da imprensa sobre a empresa – 52,1%
  • Conhecer promotores e detratores da marca – 46,5%

Questionadas também sobre os obstáculos para ingressarem nas redes sociais, as empresas responderam:
  • Falta de um processo automatizado como empecilho – 45,1%
  • Falta de verba para investir na área – 32,4%
  • Carência de mão-de-obra especializada para exercer a função – 21,1%
  • Falta de conhecimento sobre o assunto – 15,5%

Curiosamente, 33,8% das empresas alegaram não ter identificado nenhum obstáculo para investirem nas mídias sociais. Esta parte deve-se ao fato de que muitos executivos, estando na cúpula empresarial e ocupando o topo da hierarquia enxergam a organização como um todo (visão sistêmica) e não dividida em partes. Se a percepção vier do nível operacional obviamente os funcionários irão se deparar com inúmeros obstáculos e com a disponibilidade para investimento.








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